The Cure- Novo Álbum de Inéditas para 2014 + Review "4 :13 Dream "


Com mais de 30 anos de carreira e intermináveis mudanças de formação e uma passagem pela segunda vez na America do Sul em 2013 os Cure decidem lançar mais um álbum de inéditas para os próximos meses de 2014 intitulado "4:14 Scream" o álbum seria uma continuação do álbum de 2008  "4:13 Dream" segundo a banda o mesmo havia sido  planejado para ser um álbum duplo tendo sido gravadas 33 faixas no mesmo ano . algumas faixas surgiram de gravações anteriores como "Sleep When I´m Dead" que estaria cotado para o album The Head on The Door .
Smith alegou que o álbum incluiria músicas com batidas mais dançantes  e que as músicas mais obscuras estariam separadas para um próximo álbum ( 4 :14 Scream )
A banda também anunciou uma serie de DVD  ao vivo  com  retomada do projeto "Trilogy" ao redor do mundo apresentando dessa vez os álbuns  "The Top" , " Kiss Me Kiss Me Kiss Me" e "The Head On The Door" previsto para o final desse ano. Anteriormente eles tinha apresentado com o projeto "Reflections" os albums "Faith" "Seventeen Seconds" e "Three Imaginary Boys" , todos na integra.






4 :13 Dream - review 


01 - Underneath The Stars 

música digna da abertura dos shows. Nos transporta  e nos convida para imergir no universo do disco , e claro , sua letra faz qualquer bom romântico se derreter .
o background que constrói o som das estrelas na canção lhe da um charme todo especial.
Como de costume as guitarras distorcidas e seus delays fazem cada segundo valer a pena, depois de inserido nesse espaço impossível querer sair . e ai só nos resta querer por mais.

02- The Only One 

Eu definiria essa faixa com a tag "Goth Dance" ou "Goth Pop"  pois como descrito certa vez por um jornalista Robert Smith é a pessoa mais oscilante do mundo da música.

"Hora está como uma garoto de cinco anos  explodindo de alegria com algodão doce por entre os dentes ou um velho depressivo afundando no mais fundo poço".

Está faixa reflete bem a mistura desses sentimentos  com a solidão dos riffs de guitarra e a letra e  as batidas da bateria , como se alguém estivesse se apaixonando pela primeira vez na vida. um destaque para a bateria muito bem ritmizada na canção e bastante marcante. Não é atoa que foi escolhido um dos singles do CD.

03- The Reasons Why

É uma música que chama atenção não tanto por sua parte instrumental pois segue a mesma linha pop goth das outras faixas , ainda sim muito bem trabalhada , mas sim como é mostrado o tema suicídio transformando o melancólico e o triste em belo e fantástico.  

04- Freakshow

Essa sim uma faixa curta e cativante , e absurdamente dançante. muito vagamente lembra "Why Can´t I Be You?" ou "Close To Me "   com certeza entraria numa playlist de qualquer balada indie pelo mundo a fora , também é aquela tipica musica que quebra o lirico e o linear do álbum. as guitarras rasgada chamam bastante a atenção.

05- Sirensong

Música com uma pegada mais acústica e folk , bem gostosa de se ouvir , é aquela música pra voce pegar um banquinho e um violão no fim de tarde e tocar pra namorada .
Sem perder a essência  new wave 

06 - The Real Snow White

Confesso que de primeira essa música não me chamou a atenção , por ter uma intro meio "pesada" de se ouvir mas ela vai se desenrolando com vários ritimos diferentes e o refrão é oque me fez dar "uma segunda chance" para esta pequena criação de Robert e a frase It's only for the night, And I will give it back tomorrow ,I swear" nos gritos de Smith fecham com chave de ouro a mesma.

07- The Hungry Ghost

acho que essa faixa mostra bem o amadurecimento  da banda e o quanto eles estão partindo para o lado experimental do seu próprio gênero , e a reformulação do mesmo . uma master-piece sem duvida. uma ambientação musical totalmente diferente 

08 - Switch 

Me lembrou muito  " One Hundred Years "  sua intro e a forma que é tocada , o que chama atenção é a velocidade da mesma , acho que é o mais chamativo de fato.

09 - The Perfect Boy

Mais uma que se destaca pela letra , bem romantica , uma das minhas favoritas apesar do ritimo repetitivo não é enjoativa , eles conseguiram transformar suas musicas muito agradáveis aos ouvidos alheios



10-This. Here And Now. With You

Mais uma vez a batida mais pop do álbum é evidente , não é uma canção que se destaca e sem muitas alegorias  mas é muito boa de se ouvir, encaixou bem no CD 


11- Sleep When I'm Dead

Importada do clássico "The Head On The Door" pois não se encaixou  no mesmo , essa faixa tem tudo para ser um dos grandes destaques , cercada de mistério e misticismo em cada nota , obscura e animada é uma das queridinhas por mim e muitos . sua escuridão encanta.


12 - The Scream


Me recordou o "rock mediterrâneo" de "Killing An Arab " e a progressão e fúria de "The Kiss" é bem autêntica e forte.  parece que foram retomadas várias referências de antigos trabalhos para uma nova roupagem do som.


13- It´s Over 


Como o próprio nome já diz fecha todo o conceito do álbum , por que sim este como a grande maioria dos álbuns do Cure é um álbum conceitual e muito bem conceituado diga-se de passagem  , claro que não se equipara a como o próprio Smith já se referiu "Depression Trilogy" ( "Trilogia da Depressão ) que agrupa o Desintegration , Pornography  e Bloodflowers . mas é um álbum que não decepciona de forma nenhuma , ,muito pelo contrario, me animou muito para ver oque esta por vir com "4 : 14 Scream "

O que eu tirei desse álbum é uma reformulação do gótico para algo mais puxado para o pop e o experimental e que só me agradou. mostrando que mesmo os pioneiros podem ser tão e até mais inovadores que as próprias bandas dessa geração moderna do gótico ( Placebo , Interpol , Marilyn Manson etc. ).





Comentários